Publicado por: Jetter Castro | 08/04/2008

O Valor de um Mascote

Octo, o polvo brincalhão, personagem criado para empresa de marketing infantil.

Post retirado do link

http://cedrichohnstadt.wordpress.com/2008/03/27/the-value-of-a-mascot/  e devidamente traduzido.

O valor de um mascote

Como ilustrador autônomo, trabalho com vários tipos de projetos, mas minha especialidade é design de personagens. Periodicamente recebo chamados de agências de publicidade e design que desejam firmemente me contratar para criar um mascote. Nos últimos meses criei personagens para o shoyu Kikkoman e para a SunCor (uma grande rede de postos de gasolina).

Ter um personagem ou mascote para representá-lo junto ao público pode ter muitas vantagens. Aqui estão algumas:

1. Aumenta a percepção da marca pelo público: um bom mascote é memorável. Se um caráter com apelo trabalha deste jeito na consciência do público, torna-se um símbolo instantaneamente reconhecido de um produto. Quando você vê a lagartixa da Geico, imediatamente pensa na Geico. Você vê o garoto de massa da Pillsbury e pensa em biscoitos de gotas de chocolate. O logotipo da companhia é, de modo restrito, algo para se lembrar depois. O mascote diz tudo.

2. Uma imagem amigável. Um personagem simpático pode criar instantaneamente uma conexão positiva com seus consumidores em potencial. Se o mascote entretém e se fixa na memória, há grandes chances de as pessoas fazerem uma conexão positiva com sua marca. É bem mais difícil fazer isso com apenas um logo.

3. Apelo junto às massas. Um bom mascote pode ter um apelo junto a um extenso grupo demográfico, através de várias faixas etárias e ambientes. Pode até transcender linguagens e culturas.

4. Oportunidades lucrativas de licenciamento. Se um mascote realmente se torna popular, abre as portas para todo tipo de mercadorias (roupas, brinquedos etc.) que podem gerar renda e ao mesmo tempo aumentar o apelo de seu produto. Mars Inc., o fabricante dos M&M’s, recentemente abriram uma loja inteira de produtos M&M’s em Nova York, graças em grande parte à popularidade de seus mascotes cartunizados.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: